top of page
17.png

Ateliê da Vida

Formato presencial ou online

jovens de 18 a 24 anos

Ateliê da Vida é uma formação alternativa e complementar para jovens, que combina a observação de si mesmo e da própria vida (Life Design), junto com teatro, dança, música, artes visuais e práticas contemplativas, como meditação e reflexão de si.

Neste curso, você aprenderá a reconhecer suas próprias possibilidades e a ter mais clareza das suas potências, na medida em que experimenta de forma prática os elementos que busca em seu projeto de vida.

Fotos Full Program - SITE (1).png
"Lá fora eu ligo o automático, seja para andar, conversar, estudar, geralmente tudo, e acabo perdendo uma grande parte do que é viver. Já aqui acabo descobrindo coisas, sentimentos, sensações que nem mesmo sabia que existiam ou que estavam ali o tempo todo mas não podia perceber."

O TRAJETO​

Em cada encontro, os participantes realizam um trajeto de 4 etapas onde exploram os componentes essenciais da sua vida, utilizando as artes como ferramentas de autoconhecimento e auto expressão. 

PROPÓSITO

11.png

Qual é o propósito desse componente na minha vida?

DESAFIO

12.png

O que te impede de viver esse componente de maneira ideal?

ODISSÉIA

13.png

Trace 3 possíveis caminhos para resolver o desafio identificado

PROTÓTIPO

14.png

Esteja presente e inteiro, desenha a

sua vida!

AS ARTES COMO FERRAMENTAS

O conhecimento do Corpo é o primeiro passo para a jornada do autoconhecimento. Estar ciente do que ele precisa, do que se alimenta, do descanso ou movimento que requer e do próprio ritmo não é uma tarefa simples, mas a Dança pode nos ajudar nisso.

Componente 1

CORPO E AUTOCUIDADO

Através da DANÇA

14(1).png

Interesses e habilidades são determinantes para a elaboração do Projeto de Vida. Quando nos colocamos à prova, porém, percebemos que nem sempre o que projetamos sobre nós mesmos corresponde à realidade. Como descobrir nossas reais aptidões? Filmes e Narrativas ajudam a treinar olhar e ouvir o mundo e a nós mesmos.

Componente 2

interesses e autoconhecimento

Através das Artes visuais

Filme
12 (1).png

“Eu sou o amigo/filho/namorado que quero ter?” Todo relacionamento começa a partir de como se lida consigo mesmo. "Que sentimento tenho por mim? E pelo outro?" Através do Teatro podemos compreender melhor nossos papéis, responsabilidades, crenças e emoções, e, portanto, a partir de que lugar nos relacionamos com o outro.

Componente 3

FAMÍLIA E RELACIONAMENTOS

Através dO TEATRO

15.png

O que é o mundo emocional e qual o propósito das emoções? "Quando sinto alegria ou medo, como fica minha voz?" Pela Música, entramos em contato com as próprias emoções e as dos outros, expressando-as por sons e movimentos do corpo, da rítmica e da voz. Neste estágio, esse universo sem palavras permite um estudo profundo das emoções.

Componente 4

SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL

Através da MÚSICA

16.png

O que vim fazer aqui? Colocar-se a pensar em qual o sentido da vida pode ser um exercício profundo, se apoiado pelas ferramentas corretas. Neste momento da trajetória, equipado de toda a compreensão adquirida ao longo do curso, o adolescente pode refletir, planejar e projetar com realismo, e sem deixar de sonhar, quais as escolhas que gostaria de tomar para a sua vida.

Componente 5

PROPÓSITO DE VIDA

Através da MEDITAÇÃO

17.png

Conheça os educadores

Isabel Dávila

Online Workshops 2020 Proposal of activi

Designer de Innovação Social e educadora.   Fundadora da TMA, uma ONG de conservação ambiental e Lugar Sostenible, uma empresa de Design de Inovação Social. Especialista em projetos de innovacão social, sustentabilidade, arte e educação.    

Elisa Costa

IMG-20190820-WA0015.jpg

Doutora em Artes da Cena pela UNICAMP, pesquisadora no Núcleo BPI. Leciona Artes no Ensino Médio na ETEC de Hortolândia e Dança no ensino Técnico na ETEC de Artes.

Lucas George

Close 01.jpg

Terapeuta do desenvolvimento infantil, professor de teatro e ator. Formado em Letras (USP), Dança e percussão brasileira (Instituto Brincante) e fundador do Coletivo Concreto (teatro). Pós graduado em Psicanálise.

Clarisse Leão

Clarisse%2520(1)_edited_edited.jpg

Psicóloga e Mestra em Promoção de Saúde (UFMG). Trabalha com Terapia Gestalt e Massoterapia Ayurvédica. É psicóloga no SUS e em escritório particular, e já trabalhou como psicóloga escolar.

Daniel Amadei

e9b8ea4a-fcc2-411c-a014-e12fe36fd724.jpg

Arte-educador e pesquisador em Processos de Criação e Mídias (Grupo de pesquisa CCM-PUC-SP). Graduado em Comunicação Social (Rádio e TV), Mestre em Artes Visuais e Doutor em Educação

Cristiano Nunes

33773d6e-6236-41ae-b6af-508485d605a3.jpg

Estudou música no Conservatório Improviso, jazz na Escola Livre de Música Groove e desenho artístico e design na Escola Panamericana de Artes.

É músico profissional instrumentista (guitarrista e violonista), produtor, compositor e arranjador.

bottom of page