Dancas do Mundo Inteiro Portugues.png

Desfrute das danças de diferentes partes do mundo - mesmo que você não saiba dançar!  

Podemos experimentar o conhecimento de vários cantos do mundo de uma forma mais completa e divertida através da dança. Nesse curso, os alunos podem experimentar sua identidade cultural através da expressão corporal, ao mesmo tempo que se aproximam dos movimentos e ritmos de diferentes culturas. 

Assista ao vídeo
4 (1).png
Dancas do Mundo Inteiro PORT.png

Objetivos do Aprendizado

 

  • Práticas corporais envolvendo coordenação motora, rítmica e consciência corporal;

  • Capacidade de se expressar por meio do corpo;

  • Senso de coletividade;

  • Apreciação de valores e sabedorias das culturas antigas;

  • A busca da origem das tradições da minha família: de onde venho?

Detalhes do programa

1. Etapa 1: Ritmos brasileiros

  • Treinar a atenção por meio da aprendizagem de diferentes ritmos

  • Brincar com personagens e histórias presentes nas festividades brasileiras

  • Desfrutar da alegria e do pulso de vida que existem nas danças e ritmos do Brasil.

Etapa 2: Danças dos povos nativos das Américas

  • Estabelecer uma relação com a terra e a integração com o meio ambiente;

  • Dar-se conta da relação com o outro e sentir-se parte de um coletivo;

  • Desafiar-se com habilidades físicas e destreza nos movimentos;

  • Dançar a partir da tradição de contos e lendas que são passados de geração em geração.

 

Etapa 3: Danças Ciganas, Flamenco e outras tradições da Europa

  • Dançar com confiança, expressando as emoções.

  • Aprender diferentes padrões de ritmos e de movimentos

  • Ampliar as referências sonoras com músicas presentes nas festividades ciganas e flamencas.

6 (1).png
2 (1).png

Etapa 4: Danças da África e seu legado nas Américas 

  • Fazer danças que remetem aos elementos da natureza;

  • Criar movimentos a partir de mitos que trazem uma sabedoria ancestral;

  • Comunicar-se através dos ritmos

  • Desafiar-se fisicamente através da Capoeira;

  • Entrar em contato com o legado da África no hip hop, mambo, salsa, samba e outras danças.

Etapa 5: “Que tradições vivem no meu corpo?”

  • A descoberta da própria origem e das próprias danças. 

  • Ao longo de todo o curso, colocaremos os estudantes em relação com cada dança de modo que ele possa perceber suas identificações, seus vínculos e investigar se há laços da sua família com as culturas apresentadas. 

  • Nesta etapa final, propomos que os estudantes criem danças a partir das tradições que constituem suas linhagens familiares e vivenciem suas identidades culturais por meio da expressividade do corpo.

   

Conheça os educadores

IMG-20190820-WA0015.jpg

Elisa Costa

Doutora e Mestra em Artes da Cena (UNICAMP). Bacharel e Licenciada em Dança. Atualmente, é pesquisadora-intérprete no Núcleo BPI (Grupo de Pesquisa Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Dança do Brasil), professora de Artes no Ensino Médio da ETEC de Hortolândia e professora de Dança no Ensino Técnico da ETEC de Artes. Dá aulas de Danças Brasileiras, Danças Étnicas, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança Moderna e Balé Clássico. Gosta de fazer esportes na natureza, como trilhas, pedal e escalada. Dançar é profissão mas é também diversão! Ama conhecer lugares e culturas diferentes.

Andrea.png

Andrea Lopez Moreira

Estudou educação infantil no Miami Dade College, incluindo métodos de aprendizagem baseada em investigação. Durante este período, trabalhou em escolas ministrando aulas de espanhol, inglês e arte. Atualmente, conclui seus estudos em ciência e terapia nutricional. Professora de yoga licenciada para adultos e crianças. Suas atividades preferidas são dançar, cozinhar com amigos e família e conhecer lugares novos.

“Quando ele percebeu que estava fazendo algo sozinho e que seria para dar, começou a se interessar e fez tudo. Levou para mãe e quando a irmã acordou, foi correndo levar para ela experimentar.
A experiência foi ótima. Parabéns”
HENRIQUE, PAI DO THEO,