

Desfrute das danças de diferentes partes do mundo - mesmo que você não saiba dançar!
Podemos experimentar o conhecimento de vários cantos do mundo de uma forma mais completa e divertida através da dança. Nesse curso, os alunos podem experimentar sua identidade cultural através da expressão corporal, ao mesmo tempo que se aproximam dos movimentos e ritmos de diferentes culturas.

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Objetivos do Aprendizado
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Práticas corporais envolvendo coordenação motora, rítmica e consciência corporal;
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Capacidade de se expressar por meio do corpo;
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Senso de coletividade;
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Apreciação de valores e sabedorias das culturas antigas;
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A busca da origem das tradições da minha família: de onde venho?
Detalhes do programa
1. Etapa 1: Ritmos brasileiros
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Treinar a atenção por meio da aprendizagem de diferentes ritmos
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Brincar com personagens e histórias presentes nas festividades brasileiras
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Desfrutar da alegria e do pulso de vida que existem nas danças e ritmos do Brasil.
Etapa 2: Danças dos povos nativos das Américas
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Estabelecer uma relação com a terra e a integração com o meio ambiente;
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Dar-se conta da relação com o outro e sentir-se parte de um coletivo;
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Desafiar-se com habilidades físicas e destreza nos movimentos;
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Dançar a partir da tradição de contos e lendas que são passados de geração em geração.
Etapa 3: Danças Ciganas, Flamenco e outras tradições da Europa
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Dançar com confiança, expressando as emoções.
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Aprender diferentes padrões de ritmos e de movimentos
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Ampliar as referências sonoras com músicas presentes nas festividades ciganas e flamencas.
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Etapa 4: Danças da África e seu legado nas Américas
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Fazer danças que remetem aos elementos da natureza;
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Criar movimentos a partir de mitos que trazem uma sabedoria ancestral;
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Comunicar-se através dos ritmos
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Desafiar-se fisicamente através da Capoeira;
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Entrar em contato com o legado da África no hip hop, mambo, salsa, samba e outras danças.
Etapa 5: “Que tradições vivem no meu corpo?”
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A descoberta da própria origem e das próprias danças.
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Ao longo de todo o curso, colocaremos os estudantes em relação com cada dança de modo que ele possa perceber suas identificações, seus vínculos e investigar se há laços da sua família com as culturas apresentadas.
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Nesta etapa final, propomos que os estudantes criem danças a partir das tradições que constituem suas linhagens familiares e vivenciem suas identidades culturais por meio da expressividade do corpo.
Conheça os educadores
Elisa Costa
Doutora e Mestra em Artes da Cena (UNICAMP). Bacharel e Licenciada em Dança. Atualmente, é pesquisadora-intérprete no Núcleo BPI (Grupo de Pesquisa Bailarino-Pesquisador-Intérprete e Dança do Brasil), professora de Artes no Ensino Médio da ETEC de Hortolândia e professora de Dança no Ensino Técnico da ETEC de Artes. Dá aulas de Danças Brasileiras, Danças Étnicas, Danças Urbanas, Dança Contemporânea, Dança Moderna e Balé Clássico. Gosta de fazer esportes na natureza, como trilhas, pedal e escalada. Dançar é profissão mas é também diversão! Ama conhecer lugares e culturas diferentes.
Andrea Lopez Moreira
Estudou educação infantil no Miami Dade College, incluindo métodos de aprendizagem baseada em investigação. Durante este período, trabalhou em escolas ministrando aulas de espanhol, inglês e arte. Atualmente, conclui seus estudos em ciência e terapia nutricional. Professora de yoga licenciada para adultos e crianças. Suas atividades preferidas são dançar, cozinhar com amigos e família e conhecer lugares novos.
“Quando ele percebeu que estava fazendo algo sozinho e que seria para dar, começou a se interessar e fez tudo. Levou para mãe e quando a irmã acordou, foi correndo levar para ela experimentar.
A experiência foi ótima. Parabéns”
— HENRIQUE, PAI DO THEO,