a educação no modelo etievan 

 Há quase 50 anos trazendo uma educação dirigida não apenas à
mente, mas também ao sentimento e ao corpo 

aprendizado prático e experiencial

no qual o não saber é sempre um convite a tentar, a descobrir

preparação do ser humano

para todas as etapas da vida: de ser filhos, pai e mãe, avô e avó...

autoconhecimento

ao integrar mente, corpo e sentimento e permitir a amplitude do pensamento e abertura do coração.

Fotos Full Program - SITE (1).png
Sentido de responsabilidade

Sentido de responsabilidade

modelo etievan: a história

Origem

Nathalie Etievan, filha de Jeanne e Alexandre de Salzmann, era  tradutora, pilota, jornalista, locutora e pintora, mas acima de tudo, uma educadora nata. Passou sua infância e juventude na França ao lado de George I. Gurdjieff. O exemplo dele, manifestado na proposta de Trabalho interior para o desenvolvimento do ser consciente, marcaria sua vida para sempre. 

Fotos Full Program - SITE (1).png
9_edited.png

A base do Modelo

A vivência destes anos  trouxe as bases do Modelo Educativo Etievan, que integra o desenvolvimento do corpo, sentimento e mente em busca do conhecimento de si. A partir disso, Sra. Nathalie dedicou sua vida a apoiar adultos, adolescentes e crianças a tornarem-se mais conscientes de suas próprias capacidades interiores e aplicá-las em suas vidas. 

Início de 1950

Chega na América Latina e fixa residência na Venezuela. Funda em Caracas os Grupos de Trabalho Gurdjieff e assim começa a realizar seu trabalho na educação de jovens e adultos em vários países, inclusive no Brasil. 

1950
8(1).png

1970
Surge o modelo

Inicia a formulação do Modelo Educativo Etievan. Definiu os princípios para criar um modelo educativo, os quais ela levou na prática e a sua própria experiência, com o objetivo de fomentar o despertar da consciência própria só acessível quando corpo, mente e sentimento estão em harmonia

1973 
A primeira escola Etievan

Junto a professores e pais interessados em levar este conhecimento às suas vidas, a Sra. Nathalie funda a primeira escola na Venezuela (Unidade Educativa Los Hipocampitos).

2_edited.png
TESTE DANÇA 3 - Vertical(1).png

Novas Escolas

Entre 1980 e 1990, junto a vários professores e pais, fundou novas escolas na Colômbia, Peru e Chile.

Além das escolas, realizou outros projetos educacionais em que crianças, jovens e adultos trabalhavam este ensinamento juntos.

1989

Publica seu livro Não Saber é Formidável: A Educação para o Despertar da Consciência e o Desenvolvimento do Sentimento.

Fotos Full Program - SITE (4).png

1993
O modelo no Brasil

Se inicia um trabalho de formação de adolescentes e jovens por meio de vivências práticas e imersivas nas diferentes linguagens artísticas, ofícios, convivência e trabalho colaborativo, como um meio prático de educação e preparação para a vida

2000
Educação na Natureza

Realiza um novo projeto educativo onde jovens de diferentes países trabalhavam em um modelo autossustentável na natureza e trabalhavam junto a crianças na escola da cidade de Paují, na Gran Sabana (Venezuela).  

Fotos Full Program - SITE (10).png
Fotos Full Program - SITE (8).png

2007
Um legado para a educação

Falece a Sra. Nathalie, fundadora do modelo Etievan. Seus alunos dão continuidade a seu trabalho em diferentes países da América Latina.

2012 
Associação Centros Etievan

No Brasil, se funda a Associação Centros Etievan dando início a projetos voltados à terceira idade e a famílias, ampliando a atuação para jovens, adultos e idosos. Nasceram assim Mar Vermelho”, “Kiu-pa e aEscola de Pais.

_edited.png
Fotos Full Program - SITE (6).png

2015 
Escola de Artes e Ofícios

Alguns dos jovens e adultos que vivenciaram essas experiências se engajaram em uma formação contínua como educadores junto aos fundadores da associação. Com a equipe assim constituída, desde 2015 o Centros Etievan promove oficinas para crianças de Artes e Ofícios, tanto em formato de imersões como em parceria com escolas públicas e escolas privadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

2017 
Preparando o espaço